Serviços - EAUFBA

Serviços

Guia de Introdução à EAUFBA

Guia de Mobilidade EAUFBA

Guia de Intercâmbio EUFBA

Guia de Apoio ao Estudante

Guia de Organizações Estudantis

O propósito do NUG é atender às solicitações dos estudantes de graduação, professores, colegiados e do departamento da EAUFBA no que concerne à execução de atividades administrativas.

Matrícula

Uma semana antes da matrícula WEB, os estudantes de graduação recebem um material elaborado pelos colegiados sobre como realizar: (a) a matrícula WEB, (b) a matrícula presencial e (c) o ajuste de matrícula.

Durante essa semana, os estudantes recebem esse material por e-mail, mas podem também consultar a informação na aba de notícias do Website EAUFBA.

Depois que a matrícula for realizada, o estudante pode emitir o seu comprovante pelo sistema SIAC ou solicitar ao NUG.

Atividades

  • Responder às solicitações dos estudantes de graduação referentes à: (a) aproveitamento de estudos, (b) emissão de primeira via de diploma, (c) cadastro de atividades complementares, (d) carta de apresentação para visita técnica e intercâmbio, (e) dilatação do prazo máximo de conclusão, (f) realização de prova em segunda chamada, (g) regime domiciliar e (h) recurso de prova. As solicitações são realizadas pelo sistema de solicitações do NUG.
  • Fornecer declarações aos estudantes sobre sua situação acadêmica (por exemplo: previsão de conclusão de curso, regularidade de matrícula, percentual de integralização da grade).
  • Oferecer o suporte para a realização da matrícula presencial e ajuste de matrícula dos estudantes.
  • Realizar orientação acadêmica aos estudantes, quando solicitada.
  • Realizar ações para a colação de grau do estudante de graduação.
  • Auxiliar o Departamento de Administração e os colegiados de cursos de graduação no planejamento acadêmico de cada semestre (oferta das disciplinas, disponibilização de vagas para os colegiados e alocação de professores).
  • Realizar procedimentos administrativos para a contratação de professor substituto.
  • Fornecer declarações aos professores e gestores acadêmicos (por exemplo: participação em banca de TCC, participação em banca de progressão funcional dos professores, estágio probatório).

Solicitações

Para realizar uma solicitação ao NUG, clique no botão a seguir.

A UFBA defende uma política de apoio aos estudantes que inclui, além dos aspectos acadêmicos e pedagógicos, ações de natureza social e cultural, apoio à saúde (por exemplo, o atendimento psicoemocional) e de infraestrutura. Nesse contexto, o acompanhamento acadêmico é um elemento-chave para a permanência do estudante e desempenho da formação universitária dirigida para garantir uma formação integral do educando.

Os professores da EAUFBA atuam como orientadores acadêmicos de grupos específicos de estudantes no âmbito dos seus cursos de graduação. O propósito é:

  • Acolher e estimular o estudante a participar da vida universitária.
  • Apoiar a construção de itinerários curriculares, apresentando o fluxo curricular ao estudante e promovendo o acompanhamento nas atividades de iniciação cientifica, estágio, extensão, elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, durante todo o percurso de sua formação, estimulando a autonomia do estudante.
  • Estimular a formação acadêmica, artística, intelectual, técnico-científico e sociocultural dos estudantes – sujeitos de processos formativos, críticos e reflexivos.
  • Atender a demandas do estudante relativas à sua formação profissional e cidadã, desenvolvendo as competências e habilidades previstas no PPC – Projeto Pedagógico do Curso.
  • Colaborar para a melhoria de desempenho no processo de aprendizado, acompanhando as situações especiais como de reprovação, trancamento parcial e total de matricula, repetência, baixo rendimento, permanência, dilatação de prazo e evasão.
  • Apresentar as demandas atuais do mundo do trabalho com enfoque nas competências da profissão.
  • Acompanhar a realização dos estágios não obrigatórios, de modo a orientar o estudante a realizar tais atividades, em conformidade com as reais necessidades teóricas e práticas para sua formação acadêmica e profissional.
  • Estimular a melhoria das condições de convivência entre os corpos discente, docente e técnico-administrativo, inclusive terceirizados.

A orientação ocorre em encontros dos professores com os grupos de estudantes sob sua responsabilidade (demandas coletivas) e em agendamentos individuais, quando o estudante considere necessário (demandas particulares).

A orientação acadêmica pressupõe o desenvolvimento de atitudes favoráveis ao desenvolvimento de habilidades relacionais no trato com os estudantes, com outros professores e com as instâncias de gestão, além de um amplo conhecimento sobre os processos, políticas e estruturas da UFBA e da EAUFBA.

O enfoque é articular as ações de orientação acadêmica com as atividades de orientação de TCC, pesquisa, extensão, formação profissional e estágio. Isso proporciona ao estudante um suporte integrado e facilita sua adaptação, garantindo sua permanência e qualificando seu progresso na vida universitária da EAUFBA.

Propósito: contribuir para que os estudantes tenham sucesso na vida universitária, através da superação cotidiana dos desafios e adversidades, especialmente, àquelas que são frutos dos efeitos das desigualdades sociais geradas pelo sexismo, racismo, capacitismo, lesbo-homo-transfobia e pela vulnerabilidade socioeconômica.

As residências universitárias são administradas na PROAE, pela Coordenação de Programas de Assistência ao Estudante (CPAE), que também oferece outros serviços como de alimentação, transporte, creche e bolsas de apoio.

https://proae.ufba.br

O SMURB formula, implementa e monitora ações integradas de atenção à saúde de trabalhadores e estudantes da UFBA no contexto pessoal, coletivo e ambiental.

http://www.smurb.ufba.br

A ouvidoria é um canal de participação social de estudantes, professores e funcionários através de assistência psicológica, mediação e ações preventivas.

 

Para contato com a Ouvidoria, acesse o botão abaixo: