Áreas - EAUFBA

Áreas

A EAUFBA produz conhecimento em várias áreas do conhecimento. Algumas dessas áreas se destacam pela concentração de pesquisadores, pela recorrência de produção científica e tecnológica ou por esforços originais de pesquisa. São muitas as questões que instigam o fazer pesquisa.

Administração Pública

Qual é a natureza da relação entre Estado e sociedade? Quais são os avanços epistemológicos e ontológicos da Administração Pública? Quais são as instituições que compõem a Administração Pública, sua estrutura, dinâmica e conflitos? Como demandas contemporâneas da sociedade transforma a Administração Pública? Como as instituições de Estado planejam e executam o orçamento público? Como essas instituições realizam o controle, a tributação, a fiscalização e a regulamentação? Como ocorre o desenvolvimento e implementação dos instrumentos de Administração Pública e Políticas Públicas? Qual são os processos e a natureza das relações intergovernamentais na burocracia pública? O que caracteriza a esfera pública, as relações público-privado, a governança pública, a cultura politica e organizacional? Como a produção dos bens e serviços públicos impacta na vida da população? A políticas e gestão públicas podem contribuir para a mitigação das desigualdades sociais? Que instrumentos de gestão pública podem ser concebidos e implementados a partir de uma noção ampliada e inclusiva de res publica? Quais são as perspectivas de análise e de avaliação de políticas públicas? Como avaliar a gestão e a política pública de modo que  potencialize seus efeitos positivos e mitigue os negativos? Como compreender o território como locus de desenvolvimento e de investimento público?

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Gestão Social

Quais são os avanços epistemológicas e ontológicas da gestão social? Como pensar as singularidades da gestão social nos territórios e organizações públicas e privadas? Como a gestão social pode contribuir para o desenvolvimento de territórios?Quais são os significados e sentidos do desenvolvimento territorial na contemporaneidade? Quais são os instrumentos da gestão social e o que os distinguem? Como redes organizacionais e interorganizacionais promovem inovações na gestão social e no desenvolvimento socio-territorial? O que diferencia a atuação de gestores sociais frente às diversidades e desigualdades sociais? Como pensar a singularidade da gestão voltada para as relações sociais e solidárias nas organizações? Como a gestão pode valorizar e praticar a participação e processos democráticos de decisão? Quais são os impactos de uma gestão solidária e democrática nas diversas dimensões da vida? Como ocorrem as relações da gestão social na ampliação dos espaços públicos e sociais? Como a gestão social influência processos de aprendizagem social e política nos territórios? Como promover experiências de gestão socioterritorial?Que modelos de gestão territorial promovem o desenvolvimento e a qualificação socioterritorial?

Estudos Organizacionais

Como pensar as organizações a partir da epistemologia da prática? Como ampliar e aprofundar a análise organizacional e potencializar a gestão das mais diversas organizações? Como os dizeres e fazeres organizacionais podem ser compreendidos a partir das abordagens pragmáticas? Como conceber as organizações e sua gestão a partir da economia solidária, popular e do compartilhamento? Como diagnosticar estruturas e capacitações para aprendizagem e mapear suas relações com desempenhos individuais e organizacionais? Como as organizações aprendem? Quais antecedentes, processos e resultados da aprendizagem organizacional? Como se relacionam aprendizagem e desempenho organizacionais? Qual é a utilidade social das organizações? Como potencializar as relações solidárias nas organizações? Como cultura, estética e criatividade se expressam na dinâmica organizacional? Como a justiça, o comprometimento, o entrincheiramento, a liderança compartilhada afetam a vida organizacional?

Educação em Administração

Como avaliar a aprendizagem, as configurações de ensino e as políticas de educação? Como as diferentes abordagens avaliativas e métodos relacionam-se com os usos da avaliação? Quais fatores impulsionam os usos da avaliação? Qual é o impacto da gestão educacional e das diversidades institucionais nas políticas de formação? Que metodologias, políticas e recursos educacionais se destacam na contemporaneidade? Como conceber o ensino a partir de contextos multirreferenciais e designs em múltiplos níveis, linguagens e formatos? Como diferentes ambientes formativos e escalas afetam os itinerários formativos? Como pensar estratégias de ensino-aprendizagem a partir da experiência, da tecnologia, da estética e da arte? Quais são as perspectivas promissoras na educação empreendedora? Como a docência se torna uma carreira profissional?

Inovação, Empreendedorismo e Cultura

Como organizações podem se beneficiar da inovação aberta? Quais são os fatores determinantes da capacidade de inovação organizacional? Como gerir o processo de inovação em produtos, processos e tecnologias? Como avaliar a capacidade de inovação de uma região ou território? Que tipo de competências são necessárias para gestores do processo de inovação? Como ocorre a articulação em um ecossistema de inovação? Que tipos de políticas podem fomentar a inovação? Como o sistema de inovação de uma região e território se beneficia da formação de redes de aprendizagem entre instituições de ensino superior? O que determina o sucesso em projetos de parques tecnológicos? Quais são os desafios teóricos, epistemológicos e ontológicos do empreendedorismo? Qual é a importância do empreendedorismo na economia criativa? Como empreender e administrar no campo da cultura e das artes? O que caracteriza o empreendedorismo artístico, cultural e solidário? Quais são as singularidades das organizações artísticas-culturais? Como ensinar, aprender e se tornar gestor e empreendedor dessas organizações? O que essas organizações nos ensinam sobre o processo criativo e sua gestão?

Gestão e Sustentabilidade

Quem são e como se posicionam estrategicamente os principais atores sociais ligados à gestão da sustentabilidade? Quais são os principais conflitos de visão e de interesse existente entre esses atores? Como ocorre a governança entre os principais atores, normas e instrumentos internacionais, regionais, nacionais e locais voltados à sustentabilidade? Quais os principais aspectos sociais e ambientais, para além dos econômicos, a serem observados pelos tomadores de decisão nos âmbitos público, privado e do terceiro setor? Como gerir territórios, organizações e projetos sustentáveis em meio à crise climática? Quais normas, instrumentos e atores devem ser considerados no momento da proposição e implementação de ações destinadas a potencializar os impactos positivos para a organização e a sociedade? Como as organizações e seus gestores podem buscar de minimização de seus impactos negativos? É possível ser, de fato, uma organização sustentável? Como aferir o grau de sustentabilidade de uma gestão ou de uma organização? Quais os mecanismos que constroem, desenvolvem e mantêm as organizações na contemporaneidade?

Administração Política

Quais são os aspectos ontológicos e epistemológicos que qualificam a Administração Política como campo do conhecimento? Quais são os avanços ontológicos e epistemológicos da Administração Política? Quais as interfaces entre o campo da Administração Política e da Administração Científica? Quais são as interfaces entre os campos da Filosofia Política, Economia Política, Sociologia Política e Administração Política? Por que o Estado tem assumido papel de destaque nos padrões de Administração Política das sociedades modernas e contemporâneas?  Quais são as singularidades e distinções entre Administração Política, Administração Pública e Administração Corporativa? Como podemos analisar conjuntura em Administração Política, de modo a considerar os aspectos abstratos (teóricos) e empíricos que refletem, de forma indissociável, os fenômenos administrativos em qualquer sociedade e tipo de organização?