Bacharelado em Administração Pública EAD
Duração: 4 anos
Turno de Oferta:
Forma de Ingresso:
Modalidade: Semipresencial
Título Concedido: Bacharel em Administração Pública
Formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não-governamentais, de modo proativo, democrático e ético, tendo em vista a transformação e o desenvolvimento da sociedade e do país.
O Curso Bacharelado em Administração Pública da UAB-CAPES vem ao encontro das necessidades das organizações públicas contemporâneas que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da nação.
Para atender a demanda pela formação superior de gestores públicos no Estado da Bahia, incluindo seus mais distantes municípios, a UFBA se qualifica para ofertar esse curso como forma eficaz para ampliar o número de beneficiários da formação superior gratuita e de qualidade, cumprindo, assim, sua missão e colaborando com o desenvolvimento da sociedade brasileira.
O Curso de Bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi elaborado a partir da Resolução nº 1, de 31 de janeiro de 2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Administração Pública. No entanto, a oferta desse curso não começa com o presente Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que, na realidade, se constitui em um processo de aprimoramento de um percurso que se iniciou, nos idos de 2006, com a oferta do curso piloto.
O curso piloto de graduação em Administração inaugurou, efetivamente, a UAB em 2006. Foi iniciado com a participação de 25 universidades públicas brasileiras – federais e estaduais – com mais de 10.000 estudantes em vários estados. Isso foi possibilitado com a parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação a Distância (SEED), o Banco do Brasil (integrante do Fórum das Estatais pela Educação) e as universidades públicas que aderiram ao projeto.
A matriz curricular foi elaborada em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), n. 1, de 13/01/2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração Pública, bacharelado. Os componentes curriculares desta matriz estão distribuídos em oito módulos e são de natureza:
- Obrigatórias – conteúdos considerados mínimos para a formação em Administração Pública, incluída a carga horária destinada ao TCC (136 horas) e ao Estágio Supervisionado (187 horas), totalizando 3.213 horas;
- Optativas – compreende as disciplinas de Direito e Legislação Tributária, Gestão de Operações e Logística I, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Marketing e Sociedade, Redação Oficial e Tópicos Especiais de Gestão Municipal, além de outras disciplinas que foram incorporadas pela EAUFBA: Administração Política, Estudos Conjunturais em Administração, Gestão Governança das Organizações Sociais e Laboratório de Comunicação. Desse conjunto de disciplinas, o aluno deverá cursar e ter aproveitamento em 3 disciplinas, cada uma com 34 horas, totalizando 102 horas. Essas disciplinas deverão ser ofertadas nos Módulos III, IV e VIII;
- Atividades Complementares – demais atividades do curso totalizando 136 horas, conforme regulamento próprio de cada EAUFBA.
O perfil do egresso previsto contempla a capacidade deste em:
- atuar e desenvolver atividades específicas da gestão nas organizações públicas e participar da elaboração, do planejamento, da coordenação e do controle de políticas públicas;
- compreender de forma sistêmica o meio social, político, econômico e cultural em que está inserido e assim tomar decisões em um contexto diversificado e interdependente da área pública, promovendo o estreitamento das relações entre Governo e sociedade civil;
- empreender e promover transformações de conteúdo interdisciplinar, compreendendo a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, participando da modernização e inovação das estruturas e funcionamento do serviço público e de sua função social;
- expressar-se e comunicar-se com clareza e assertividade;
- promover com determinação e vontade política e administrativa a educação continuada de servidores públicos;
- liderar processos de mudança das desigualdades e de exclusão econômica e social;
- adequar os recursos financeiros, físicos e tecnológicos visando ao bem- estar coletivo e promover processos democráticos participativos no âmbito estatal que possibilitem a iniciativa e o desenvolvimento pleno das pessoas e da sociedade;
- reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações nos processos organizacionais, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção de serviços públicos, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores quantitativos e qualitativos presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle em diferentes contextos organizacionais e sociais;
- elaborar, implementar e consolidar projetos, realizar consultoria e auditoria, elaborar pareceres e perícias administrativas em organizações públicas.
O campo de atuação do Bacharel em Administração Pública engloba desde empresas públicas, privadas e do terceiro setor até o trabalho na consultoria organizacional.
Os salários variam de acordo com cada estado e região do país e de acordo com os níveis de experiência profissional.
Texto em produção