Docente: Prof. Dr. Elias Sampaio, Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia e o Núcleo de Extensão em Administração da Escola de Administração da UFBA.
O objetivo do curso é apresentar e discutir a abordagem desenvolvida pelo Sociólogo norte americano Charles Tilly sobre a noção de desigualdades duradouras, a partir da sua obra DURABLE INEQUALITY (1999).
Durante o Curso pretende-se estabelecer um diálogo entre as suas problematizações e conclusões sobre o tema, e a contribuição de Celso Furtado a respeito da correlação entre o subdesenvolvimento brasileiro e o chamado “o problema da mão de obra” após o fim regime escravista, registrado no seu clássico FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL (1959).
Nesta mesma linha dialógica, também agregaremos a essa tessitura os aportes conceituais e teóricos do Estudo do Caso dos Estados Unidos, feito por Gunnar Myrdal entre 1937 e 1942 e consolidado no seu Livro seminal AN AMERICAN DILEMA: The Negro Problem and the modern democracy (1944) o desenvolvimento econômico em seus aspectos teóricos e em sua concretude na realidade brasileira, tendo como eixo do debate a questão das desigualdades raciais.