Lançamanento Ebook: Avaliação de Instrumentos de Políticas Públicas - EAUFBA

Lançamanento Ebook: Avaliação de Instrumentos de Políticas Públicas

Com alegria divulgamos duas produções tecnológicas resultantes do projeto de pesquisa e extensão Avaliação dos resultados dos instrumentos de políticas públicas de Agricultura Familiar e Economia Solidária financiados pela CAR/BNDES (Editais nº 01/10 e nº01/12), que tive oportunidade de coordenar. Trata-se de uma pesquisa avaliativa desenvolvida por meio da parceria com Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) / realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) / Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e ao Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAAB), com interveniência da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão (FAPEX). A avaliação foi realizada por uma equipe multidisciplinar, contando com 07 (sete) pesquisadores sêniores e 23 (vinte e três) pesquisadores juniores (10 bolsistas de mestrado, 10 bolsistas de graduação, 03 técnicos) vinculados(as) a UFRB, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O relatório (e-book) apresenta aspectos teórico-metodológicos da avaliação que incluiu diferentes instrumentos, inclusive a aplicação do jogo avaliativo Mandala de Autoavaliação Reflexiva da Sustentabilidade, desenvolvido pela ITES. O universo pesquisado envolveu 134 (cento e trinta e quatro) implementados em 27 (vinte e sete) Territórios de Identidade da Bahia, por meio dos referidos editais da CAR/BNDES. Foram destacadas 19 (dezenove) cadeias produtivas, em sua maioria rurais, beneficiando 19 mil famílias.
Trata-se de um trabalho coletivo de autoria de Edgilson Tavares de Araújo, Ludmila Meira, Maria Amélia Jundurian Corá, Marcio R. Caetano de Azevedo Lopes, Laerson Morais Silva Lopes, Alexandre Américo Almassy Júnior.
Os resultados demonstram a importância do apoio público governamental para a sustentabilidade multidimensional de empreendimentos de Economia Solidária e Agricultura Familiar.
O ebook pode ser acessado gratuitamente pelo link:
Esperamos que o relatório (ebook) com resultados da avaliação, possa inspirar novos processos avaliativos, subsidiar tomadas de decisão pelos governos e embasar novos estudos e pesquisas.
Buscando diferentes modos de divulgação dos resultados, também elaboramos o filme Levando a Vida, dirigido por Laís Lima, que traz um olhar mais qualitativo e sensível sobre os resultados aferidos e está disponível em: https://youtu.be/2yU-DxMCkGE
Trata-se de um material didático que pode inclusive ser usado em cursos e disciplinas no campo da avaliação de políticas públicas.
Estes produtos foram lançados em agosto de 2021, pois aguardávamos autorização para tal.

Os materiais podem ser utilizados gratuitamente, desde que devidamente citados.