Bacharelado em Administração - EAUFBA

Bacharelado em Administração

Duração: 4,5 anos

Frequência: O curso é dividido em 9 semestres letivos.

Título Concedido: Bacharel em Administração.

Internacionalização: A Universidade Federal da Bahia possibilita aos seus estudantes a realização de programas de mobilidade estudantil em outros estados e em outros países.

Reconhecimento/Avaliação: Conceito 4 no ENADE 2018.

Formar um Bacharel em Administração com habilidades e competências coerentes, no âmbito político, geográfico, institucional e social, sendo capaz de:

  • Ter discernimento crítico para saber fazer a análise do contexto;
  • Desenvolver a capacidade de empreender de forma compartilhada;
  • Buscar a habilidade de relacionar-se com diversas esferas – comunitárias e institucionais.

Dominar ferramentas gerenciais, que possam lhes ser úteis no desempenho de sua profissão.

O Curso possibilitará a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades básicas:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Além disso, será imprescindível que o profissional desenvolva outras habilidades durante o período de sua formação, tais como:

  • Visão Humanista – as atividades da organização devem ser desenvolvidas dentro de princípios humanísticos. Precisa-se que o trabalhador seja considerado um ser humano integral, não apenas uma mão-de-obra integrante dos recursos disponíveis à organização;
  • Capacidade de Liderança – diante da possibilidade de expansão das necessidades da sociedade, é imprescindível a qualidade de liderança no administrador;
  • Comportamento Ético – a ética é um princípio imprescindível na formação individual de qualquer ser humano, portanto esse comportamento ético é esperado no administrador;
  • Visão Holística – o administrador deve ter uma visão de desenvolvimento integral. Precisa conhecer as ferramentas que irá operar, contudo, necessita de uma base sólida de conhecimentos gerais e uma visão mais abrangente da sociedade, onde as organizações atuam;
  • Visão a Longo Prazo – para administrar com sucesso uma empresa, o gestor deve ter um perfil visionário, ou seja, proativo antecipar possíveis dificuldades e conseqüentes soluções;
  • Objetividade – o administrador deve coordenar e expor as idéias com clareza e objetividade;
  • Capacidade de decidir – o administrador deve saber escolher, o que implica decidir num ambiente caracterizado pela incerteza. Assim, o administrador deve conhecer técnicas quantitativas que o municie a decidir, conhecendo a alternativas ótimas, consoante a estratégia adotada pela organização;
  • Formação Técnica Para Gerir Organizações de Todos os Portes – as Universidades devem preparar profissionais para qualquer tipo de organização: governamentais, privadas e/ou não governamentais (comércio, indústria ou serviços) e para qualquer tamanho (pequenas, médias ou grandes empresas). Uma vez atuando nas organizações, o profissional receberia treinamento adequado, que o preparará para atuar naquela organização específica;
  • Capacidade de Negociação em Conflitos – o administrador deve saber lidar com os conflitos que porventura surjam no relacionamento interpessoal entre os membros da organização ou ainda nas relações externas da organização.

A Escola de Administração da UFBA (EAUFBA) foi fundada em 1959 e desde a sua fundação se empenha na formação de profissionais para atuação em instituições e organizações públicas, privadas e sociais.

O curso de Graduação em Administração tem a sua primeira oferta em 1960, em parceria com a Michigan State University e University of Southern California (EUA), dentro do programa de cooperação estabelecido entre a USAID (instituto americano de auxílio internacional), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundacão Getúlio Vargas.

Desde o princípio, o curso de Administração busca formar gestores conscientes e engajados com as transformações da sociedade.

Para mais informações ou para entrar em contato com o curso de Administração, escreva para coladm@ufba.br.

Os egressos têm uma formação pluralista, eclética e crítica, possibilitando-lhes atuar com capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.