Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável - EAUFBA

Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável

Duração:  3 anos

Turno de Oferta: Integral

Forma de Ingresso: Edital próprio único

Modalidade: EaD

Título Concedido: Tecnólogo em Turismo e Desenvolvimento Sustentável

Propiciar ao cursista uma formação superior que permita, a partir da compreensão da realidade na qual se encontra, atuar com responsabilidade social, autonomia e flexibilidade em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, em territórios diversos, como um profissional ético, capaz de desenvolver e articular tecnologias sustentáveis de gestão.

A proposta de formação em Turismo e Desenvolvimento Sustentável tem como premissas a ampliação da concepção de currículo, abarcando não apenas os tradicionais conteúdos teóricos e práticas no formato de componentes curriculares, mas, também, ações extensionistas, atividades complementares e estágios numa concepção ampliada.

O estímulo ao pensamento crítico e à auto-organização, de modo a articular teoria e prática na incorporação de práticas inovadoras ao campo da gestão em turismo e da sustentabilidade, são de meritosa discussão, considerando os processos de exclusão social, em variados espectros. A relevância da incorporação de temáticas transversais, tais como educação ambiental, étnico-racial, direitos humanos, classe social, engajamento comunitário e liderança comprometida com a sustentabilidade – sobretudo por meio da curricularização – é observada na contínua produção de conhecimento e formação de profissionais, capazes do exercício pleno da cidadania, especialmente, postos os desafios éticos contemporâneos.

Nesse contexto, ao longo do curso, temáticas transversais serão abordadas nos componentes curriculares, sendo mais evidente nos seguintes: Economia Verde, Ética Empresarial e Sustentabilidade, História e Cultura Brasileira, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade e Gestão de Áreas Protegidas, Turismo e Sociedade, Direito Ambiental, Turismo e Educação Ambiental, Tópicos Avançados em Turismo e Desenvolvimento Sustentável. A Atividade Extensionista e os Projetos Integradores também favorecem ao processo de diálogos de forma crítica e articulada com diferentes atores da comunidade na promoção de iniciativas voltadas para uma cultura inclusiva.

A EAUFBA, em um movimento epistêmico, tem qualificado profissionais para a sociedade, promovendo a participação de atores sociais com uma formação capaz de articular elementos estruturais e conjunturais na formação dos cursistas. Com a criação do Curso Superior de Tecnólogo em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável reitera-se o compromisso de se formar tecnólogos para atuar de forma consciente e sustentável em organizações do setor de serviços, fundamentalmente.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) reconhece a gestão do turismo e do desenvolvimento sustentável como campos específicos do conhecimento, que se diferenciam, inclusive, da Administração de Empresas, em particular, pelos objetos, objetivos, métodos e fundamentos. O reconhecimento da peculiaridade dos campos de saberes e de práticas coloca o desafio de repensar alguns dos pressupostos.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável teve seu ato autorizativo aprovado pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) em 12/04/2023 (Processo n. 23066.003380/2023-70) através do Parecer n. 040 /2023. Suas atividades foram iniciadas efetivamente no primeiro semestre de 2023.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável deve ter um perfil crítico, ético e humanista, consciente da realidade em que está inserido, atuando de forma empreendedora, socialmente responsável e sustentável, adaptando-se às realidades e valores em constantes mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais, sem perder de vista princípios éticos.

Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (BRASIL, 2016), o egresso do Curso estará apto a:

  1. diagnosticar o potencial de destinos e produtos turísticos;
  2. criar e implantar roteiros turísticos;
  3. planejar e gerenciar atividades relacionadas aos distintos segmentos de mercado do turismo;
  4. articular os diferentes agentes locais, regionais e internacionais da área;
  5. administrar e atuar em agências de turismo e transportadoras turísticas;
  6. gerenciar e executar procedimentos em meios de hospedagem, restaurantes e eventos;
  7. vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico na área de formação;
  8. desenvolver soluções aplicadas à resolução de problemas no setor do turismo e desenvolvimento sustentável.