Dia do Profissional de Secretariado Executivo - EAUFBA

Dia do Profissional de Secretariado Executivo

Hoje se comemora o dia do profissional de Secretariado Executivo, e assim compartilhamos um artigo escrito pelo Prof. Rodrigo Müller (EAUFBA).

 

Secretariado: uma profissão milenar que se reinventa a cada época

No dia 30 de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Secretariado. Essa profissão, que é uma das mais antigas da sociedade, surgiu há milhares de anos na figura dos escribas, profissionais que auxiliavam seus superiores em assuntos relacionados com a comunicação, a tradução, os controles de estoques e financeiros, os registros de informações e várias outras atividades. Durante muito tempo os escribas ocuparam vários postos de destaque dentro das suas respectivas sociedades, tendo um papel ativo na definição de políticas e de estratégias e nas assessorias dos mais distintos profissionais.

Com o decorrer do tempo, o secretariado foi se adaptando às novas demandas das sociedades e se adaptando às tecnologias de cada época, como as ferramentas e técnicas da escrita e da comunicação, da organização e gestão documental, do mapeamento e controle de processos, dentre outras atividades.

Em décadas mais recentes, as ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TICs) passaram a fazer parte do escopo de artefatos utilizados nas atividades secretariais. Desde o telefone, passando pela máquina de escrever e, posteriormente, pelos computadores e pelas redes de comunicação virtual, o secretariado dominou tais tecnologias e as incorporou em sua prática profissional.

Já no cenário atual, as tecnologias de informação e comunicação são uma realidade para a maioria das empresas e dos profissionais, o que demanda uma postura ativa e responsiva no que diz respeito ao reconhecimento e a adequação ao uso dessas novas tecnologias.

Em 2020, por exemplo, o mundo se viu abalado pela pandemia do Covid-19, o que levou milhões de pessoas a trabalharem de forma remota como medida de enfrentamento ao vírus e como forma de distanciamento social.

Na área de secretariado, profissionais no mundo todo passaram a usar de forma ainda mais intensa as ferramentas de TICs para atender as demandas que foram surgindo, adequando suas atividades para um formato de trabalho remoto e mantendo a qualidade no serviço de suporte para suas equipes.

Atividades tradicionais como o planejamento e condução de reuniões, organização de eventos corporativos, atendimento ao público interno e externo, planejamento de viagens e controle de agendas, gestão documental e da informação, dentre outras, passaram a ser realizadas de maneira virtual. Isso demandou novos aprendizados e a adoção de novas ferramentas, como a computação em nuvem, o compartilhamento de dados on-line, as plataformas de videoconferência, os novos formatos de pagamentos eletrônicos, dentre outras funcionalidades.

Ao unir os saberes tradicionais da profissão de secretariado com as práticas contemporâneas, secretárias e secretários do mundo todo mais uma vez se reinventaram, mostrando seu potencial de adaptação às novas realidades sem perder de vista o foco do seu trabalho: apoiar pessoas e organizações na condução dos processos administrativos e nos processos decisórios, uma vez que o uso de informações (de qualidade) é um dos diferenciais dessa profissão.

Assim, neste 30 de setembro, ao comemorar o Dia do Profissional de Secretariado, é possível reconhecer os anos de trajetórias de atuação e de adaptação às realidades de cada época, o que indica uma característica proativa, dinâmica e criativa desses profissionais, que dia após dia alimentam as organizações onde atuam com informações de qualidade e fazem as engrenagens das empresas funcionarem de forma ética e eficaz.

 

Formação e qualificação

A formação em Secretariado Executivo, realizada por meio de cursos de graduação como o curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia – UFBA – [primeiro curso de graduação em secretariado executivo do Brasil], capacita os profissionais egressos para o gerenciamento de informações e documentos, de projetos e de processos, de eventos, das atividades secretariais como assessoria a gestores e executivos, planejamento e organização de reuniões, tradução e redação de documentos em idioma estrangeiro, gestão da comunicação, além de outras atividades administrativas e gerenciais.

A matriz curricular do curso possui um perfil amplo e diversificado, contando com disciplinas como: Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol (em níveis básico, intermediário e avançado), Comunicação, Redação Empresarial, Competência Informacional, Arquivística, Sistemas de Informações, Informática, Técnicas

Secretariais, Gestão de Eventos, Gestão de Projetos, Gestão das Organizações, Gestão de Pessoas, Matemática e Estatística, dentre outras disciplinas.

Esse conjunto de conhecimentos busca formar profissionais aptos para o enfrentamento das demandas contemporâneas com raciocínio lógico, crítico e analítico para atuar de forma ética na resolução de problemas, encontrando soluções criativas para as situações dentro das organizações onde atua.