O pioneiro construtor de instituições: João Eurico Matta - EAUFBA

O pioneiro construtor de instituições: João Eurico Matta

A manhã do dia 09 de novembro de 2021 amanheceu mais triste para toda comunidade acadêmica da Escola de Administração da UFBA. A notícia do falecimento do professor João Eurico Matta nos convida a reflexão acerca da memória desse intelectual baiano que nos deixou um pouco mais órfãos de grandes homens realizadores que ajudaram a construir esse país.

A Escola de Administração da UFBA deve a sua institucionalidade aos pioneiros, um conjunto de jovens que entre as décadas de 1950 a 1970 aceitaram o desafio de construir e aplicar conhecimentos no campo da Administração a fim de erigir esse campo no país. Convidados e convocados a realizarem estudos de Pós- Graduação no exterior a partir da cooperação Brasil e Estados Unidos, esses jovens tiveram por missão angariarem saberes rumo a uma estratégia de formação de administradores para o Brasil, um país subdesenvolvido que buscava por meio da construção de instituições públicas e privadas modernizar o país.

João Eurico Matta foi justamente um desses jovens brasileiros representantes de uma das três regiões do país que aceitaram este desafio e incluíram a construção de Escolas de Administração em seus projetos vida. As Escolas de Administração do Sudeste, do Sul e do Nordeste criaram não apenas cursos de Administração, em verdade, elas se constituíram em verdadeiras instituições comprometidas com a modernização e o desenvolvimento nacional. Nestes termos, área de Administração deve aos professores fundadores desde a construção dos fundamentos epistémicos do campo até as estratégias ludo pedagógicas em prol da formação de quadros para o desenvolvimento das instituições nacionais.

João Eurico Matta foi um desses mestres que retornaram para sua região a fim de ser professor e tal como versa um clássico do domínio popular colocou a vida a serviço da arte de “aprender a ler para ensinar meus camaradas”. Dedicou-se à UFBA por trinta e oito anos antes de se aposentar e, durante a sua trajetória funcional se tornou um dos diretores da nossa Escola, essa casa que desde os seus primórdios oferece os cursos de Administração Pública e de Empresas, a partir de currículos integrados, construções curriculares inovadoras e modalidades de ensino como casos que refletiam as problemáticas do contexto regional.

Para além de professor da EAUFBA, João Eurico Matta desenvolveu uma série de outras atividades que o destacaram como um grande intelectual baiano. Entre 1963 e 1967, foi Secretário de Estado Extraordinário para a Reforma Administrativa durante o governo Lomanto Júnior. Na condição de Conselheiro eleito do Sistema CFA-CRAs, presidiu o Conselho Regional de Administração da Bahia de 1997 a 2006. Ademais, foi, também, membro da Academia de Letras da Bahia, da Academia Baiana de Educação e da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, além de sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O professor João Eurico Matta merece todo o nosso respeito, reconhecimento, carinho e afeto por ter sido ele um pioneiro em muitas dimensões, pioneirismo este que nos forjou, nos forja e nos forjará enquanto instituição pública que somos. Em um momento em que as instituições se reposicionam e se reconstroem, a memória do professor João Eurico Mata nos inspira o presente e, sobretudo, o futuro por ter sido ele um pioneiro construtor de instituições.

Tânia Fisher

João Martins Tude