A Importância do Planejamento de Compras na EAUFBA: rumo à excelência no ambiente universitário
Caros servidores técnicos e docentes, queridos estudantes,
Na constante busca por uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) reforça a importância crucial do planejamento de compras em nosso cotidiano institucional. Entender e participar desse processo é fundamental para garantir ambientes de trabalho bem equipados e, em última análise, promover uma melhor qualidade de vida no ambiente universitário.
Do Planejamento ao Bem-Estar Coletivo
O planejamento de compras na EAUFBA inicia-se com a participação ativa da comunidade acadêmica, envolvendo servidores técnicos, docentes e estudantes. Eles indicam à EAUFBA os bens necessários para atividades-fim, abrangendo ensino, pesquisa, extensão, salas de aula, laboratórios, atividades administrativas e espaços de descompressão. O envolvimento de todos é imprescindível. O reflexo de um planejamento bem elaborado é sentido nos ambientes de trabalho. Equipamentos adequados promovem um ambiente propício ao aprendizado e à produção de conhecimento, construindo uma universidade mais acolhedora e eficiente.
Especificação Detalhista e Dimensionamento Otimista
Cada item adquirido é especificado minuciosamente, considerando não apenas as necessidades imediatas, mas também a dinâmica orçamentária ao longo do ano. Adotar uma abordagem otimista é crucial, permitindo melhor aproveitamento de recursos extraordinários se os itens necessários estiverem previstos. Essa antecipação evita complicações nos pregões, seja no Plano Anual de Compras (PAC) da UFBA ou em adesão a pregões de outros órgãos. Nos corredores da UFBA, é conhecido que “licitar não ofende”. Incluir itens em registro de preço, mesmo sem empenho imediato, é recomendável, sinalizando intenção sem prejudicar a universidade ou fornecedores no processo licitatório.
Convite à Participação Ativa
Convidamos você, servidor ou estudante, a ser parte integrante deste processo. Sua contribuição é valiosa. Para proporcionar a oportunidade de expressar suas necessidades de forma direta e eficaz disponibilizamos esse questionário de inclusão de itens: https://forms.office.com/r/KFNBHLnXs7
Acesse os links abaixo para mais informações:
https://www.gov.br/compras/pt-br
https://portaldatransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/licitacoes-e-contratacoes
Juntos, moldamos o futuro da nossa EAUFBA.
Perguntas frequentes
(Adaptada de questionário da Faculdade de Arquitetura da UFBA)
O que acontece se eu perder o prazo deste formulário?
Se os itens demandados por você não forem lançados no nosso catálogo de materiais e serviços, não haverá como incluí-los numa possível licitação para 2024. Itens não disponíveis nesse catálogo não poderão ser comprados, a não ser em situações bastante particulares. Assim, se um professor obtiver recursos para realizar um projeto, somente conseguirá adquirir o(s) item(ns) disponível(is) em um catálogo. O mesmo acontece para materiais específicos de disciplinas práticas.
E quanto aos meus projetos financiados por fundações de apoio, preciso incluí-los aqui?
Não! Os projetos que recebem repasses através de fundações não precisam ser previstos aqui, pois as compras são feitas diretamente por essas entidades, e não pela Universidade.
Como devo fazer a solicitação?
Acessando o link https://forms.office.com/r/KFNBHLnXs7 e respondendo o questionário. Você pode incluir até 30 itens em cada questionário. Para isso na última pergunta “Tem mais item a solicitar?” basta escolher a opção “Sim” que abrirá uma nova seção com as mesmas perguntas, agoira referente ao novo item que deseja adicionar na relação. Quando não tiver mais item a incluir nesta mesma última pergunta basta escolher a opção “Não” e enviar.
Até quando posso responder o questionário?
Até o dia 15/12/2023, quando finalizamos essa fase de coleta junto à nossa comunidade.
No início do questionário existem instruções e exemplos de preenchimento. Durante esse período você pode editar sua resposta mesmo depois de enviar o questionário quantas vezes quiser.
Outras dúvidas?
Entre em contato com o apoio da EAUFBA pelo e-mail apoioadm@ufba.br ou pelo whatsapp 71 98726-4049.