Tânia Maria Diederichs Fischer - EAUFBA

Professor

Tânia Maria Diederichs Fischer

Educação em Administração

Gestão social

Organização

Meu principal compromisso é com a formação de professores para múltiplos espaços e níveis de ensino. Todos os gestores devem ser qualificados para promover aprendizagem em ambientes acadêmicos, profissionais, associativos, valendo-se de recursos e tecnologias multiuso, considerando as diferentes realidades territoriais.

Pós-doutorado em Administração pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, pelo Institut de Hautes Études de l’Amériqueu Latine (IHEAL), França e pelo Centre de Sociologie des Organisations, França. Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Administração e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisa e publica nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em temas sobre poderes locais e gestão social do desenvolvimento territorial, organizações e interorganizações, gestão e educação para a gestão e educação profissional.

Pesquisadora DTI 1A do CNPq. Membro titular da Academia Baiana de Ciências. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS/EAUFBA. Conselheira da Fundação Banco do Brasil, do SEBRAE e da FIEB. Experiência como presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação Administração (ANPAD), como diretora da Associação Nacional de Programas de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e como diretora da Associação Nacional de Programas de Ensino de Transportes (ANPET). Experiência como consultora da UNESCO, do Banco Mundial e do BID. Prêmios e distinções recebidos: Medalha de Ouro 50 anos de Pós-Graduação Brasileira (CAPES), Pesquisador de Destaque (UFBA, 2009), Pesquisador Emérito do CNPq (2016) e Comenda Milton Santos (2018).