Curso Gestão de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros - EAUFBA

Milonga – Laboratório de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Gestão da Diversidade, coordenado pelos Professores André Luís Nascimento dos Santos e Edgilson Tavares de Araújo desenvolveu o Curso Gestão de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros, para os Seminários Especializados do Afro-Latin American Research Institute – Harvard University. Fruto de projeto de extensão e pesquisa da Escola de Administração da UFBA, esse curso coordenado pelo Prof. André Santos e pela Profa. Desirée Tozi participou de uma seleção pública internacional, tendo como objetivo refletir elementos das políticas públicas destinadas a povos e comunidades de terreiros pensando nas especificidades êmicas.

Concebido e realizado no cenário da pandemia, desenvolveu videoaulas documentais gravadas usando a Plataforma Zoom a partir de entrevistas e relatos de vida de atores chaves e estudiosos do tema. Contou com a participação de professores e pesquisadores da Escola de Administração, tais como: Edgilson Tavares (EAUFBA), Fabya Reys (Pesquisadora do PDGS e Secretária da Reparação do Estado da Bahia), da discente da pós graduação Daiane Batista (NPGA) e do ativista de Direitos Humanos e egresso da escola Marcos Fabio Rezende (PDGS), bem como de lideranças de matriz africana reconhecidas no âmbito nacional e internacional, tais como, o Baba Pecê de Oxumarê (Casa de Oxumarê), a Ya Sonia de Oxum (Ilè Axé Ojú Ifá Ni Sahara), o Alagbá Balbino Daniel de Paula (Ilê Agboulá), o Tata Xincarongomo Esmeraldo Emetério (Tumba Junssara) e a Egbome Eliana Falayo (Ilê Agboulá). Dividiram a direção de arte, fotografia, edição e montagem a produtora cultural Kota Kayawale Isabel Palmeira e o webdesigner Tata André Luis Dias de Lima.  Além disso, o curso envolve outros materiais didáticos e fóruns de discussão.

Os referidos conteúdos estão disponíveis à comunidade acadêmica dos Seminários Especializados entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, contando com algumas rodas de conversas com a equipe do projeto e disponibilizados no Canal do Youtube da ALARI/Havard (https://www.youtube.com/channel/UCoUJoHlvkZi1QHstn0kJaFw ). Segundo o professor André, o curso é fruto de “um projeto de pesquisa que une além da investigação em sim, ações de ensino e extensão, qual seja, a agenda dos lugares de memória, poder e redes de solidariedade do povo negro da Bahia e a gestão do futuro. Além disso, busca novos diálogos internacionais e fortalecimento de nossas agendas de pesquisas sobre gestão social, políticas públicas, diversidades e direitos humanos”.

A Milonga é uma construção coletiva interdisciplinar a partir de diálogos entre os pesquisadores da EAUFBA e outros centros de pesquisa e ativismo social como, por exemplo: Center of Folklife and Cultural Heritage da Smithsonian, Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO), Coletivo de Entidades Negras- CEN, Mirada ao Revés – Inovação e aprendizagem em políticas públicas e gestão social (Universidade de Brasília).