Lançado curso EAD sobre Proteção Social no SUAS e Violências, desenvolvido por professores da EAUFBA - EAUFBA

Lançado curso EAD sobre Proteção Social no SUAS e Violências, desenvolvido por professores da EAUFBA

Lançado curso EAD sobre Proteção Social no SUAS e Violências, desenvolvido por professores da Escola de Administração da UFBA

O curso de aperfeiçoamento *Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: Fortalecimento da Rede Socioassistencial*, na modalidade EAD, foi lançado hoje (21.12.2020), no portal do Ministério da Cidadania.O projeto foi proposto e coordenado pelo Prof. Edgilson Tavares de Araújo (EAUFBA), por meio da Chamada CNPq/Ministério da Cidadania nº 20/2019 – Desenvolvimento de Cursos de Capacitação para Agentes de Políticas Sociais.
A Profa. Maria Carolina Souza (EAUFBA) atuou como vice-coordenadora e designer instrucional do curso. Participaram da equipe os(as) professores Sindely Chaim Alchorne (PUC-RJ), Prof. Adriano Oliveira (UFCA), Prof. Fernando Antônio de Melo Pereira (EAUFBA), técnicos de carreira do Ministério da Cidadania, além de bolsistas de graduação e pós-graduação. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Ensino à Distância (SEAD/UFBA).
Trata-se de um curso com carga horária de 40h, autoinstrucional, gratuito, voltado a gestores públicos e sociais, técnicos, estudantes e pesquisadores atuantes Sistema Único de Assistência Social (SUAS), principalmente nos serviços ofertados nos CRAS, CREAS, Centro-Pop, Centros-dia, Residências Inclusivas, entidades privadas etc. Aborda conteúdos voltados para as múltiplas formas de violência e seus enfrentamentos a partir das diretrizes, benefícios e serviços socioassistenciais ofertados pela política pública de Assistência Social. De modo teórico-prático trata da prevenção e proteção à violência, enquanto risco e vulnerabilidade social, para os públicos recorrentemente atendidos pela Rede Socioassistencial, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
O coordenador do projeto, Edgilson Tavares, explica que o curso traz conteúdos essenciais que são tratados de modo interdisciplinar, intersetorial e interseccional.  Está organizado em cinco unidades temáticas e dispõe de inovadores recursos instrucionais tais como filmes curta-metragem em animação usando storytelling com situações-problema, as quais os estudantes devem tomar decisões quanto a possíveis encaminhamentos e consequências; podcast com especialistas; e-book; exercícios de fixação; glossário; bússola de orientação etc.  Para Tavares, que também passou a compor, a partir de dezembro/2020, o Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS (NUNEP), “trata-se de uma importante produção tecnológica com inovações metodológicas em EAD. Reafirma nosso compromisso com as políticas públicas e contribuirá para o processo de educação permanente dos(as) trabalhadores(as) do SUAS. Para a Escola de Administração, com longa trajetória no campo da gestão pública e social, é de suma importância ter colaborado. Assim, seguimos defendendo direitos sociais, qualificando e ampliando as ofertas de proteção social, produzindo conhecimentos e formação de qualidade”.
As inscrições para a primeira turma estão abertas de 21.12.2020 à 18.02.2021, sendo encerrada a turma no dia 28.02.2021

Mais informações no site: https://www.mds.gov.br/ead/