History
Since its birth in 1959, EAUFBA has been engaged in training administrators for the public and private sectors, in addition to educating citizens who are aware of and engaged in the transformation of society.
EAUFBA was one of the partner institutions of the first international cooperation agreements that enabled the training of teachers to leverage the field of Management in Brazil. Since the late 1950s, EAUFBA has been a pioneer in national development in terms of teaching, research and continuing education. It has always sought to be relevant to society, innovate in its academic proposals and understand the specificities of local organizations and powers.
Throughout its history, it has become an institution of excellence in the context of the Brazilian Academy of Management. In particular, it plays a strategic role in university education for the North and Northeast regions of Brazil.
Linha do Tempo
1959
1959
Fundação da EAUFBA, pelo reitor Edgard Santos, com o propósito de formar profissionais para administrar indústrias e órgãos públicos. Realização do primeiro vestibular para seleção da primeira turma de estudantes da EAUFBA.
1960
1960
Início das aulas do curso de Graduação em Administração de Empresas e Administração Pública na EAUFBA. Parceria com a Michigan State University e University of Southern California (EUA), dentro do programa de cooperação estabelecido entre a USAID (instituto americano de auxílio internacional), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundacão Getúlio Vargas. Formação de mestres por essas universidades para ocupar posição de destaque na EAUFBA.
1961
1961
Primeiro diretor da EAUFBA: Professor Oldegar Franco Vieira. (FOTO)
1962
1962
Formalização da fundação da EAUFBA. Primeiro curso de extensão em administração de empresas, coordenado por Older Cruz, Admon Ganem e Adelmar Linhares. Primeiro curso de extensão em administração pública, coordenado por João Eurico Motta, no intuito de apoiar a reforma administrativa da região Nordeste.
1963
1963
Fundação do Instituto de Serviço Público (ISP), como organização voltado para a atividade de extensão.
1964
1964
Inicia o envolvimento da EAUFBA com a implantação da reforma administrativa na Bahia e em outros estados do Norte e Nordestes, com o apoio da SUDENE e USADI. Aprovação do Regimento Interno da EAUFBA.
1965
1965
Criação do Instituto de Serviço Público (ISP) e do Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (IADE).
1967
1967
Nomeação do Professor José Osório Reis como segundo diretor da EAUFBA. Lançamento da Revista Diretrizes, primeira revista da EAUFBA.
1968
1968
Realização do IV Congresso Nacional de Estudantes de Administração na EAUFBA.
1970
1970
Início do curso de Secretariado Executivo.
1972
1972
Instalação da EAUFBA em seu prédio atual, no Vale do Canela. Diretor da EAUFBA: Professor João Eurico da Matta.
1974
1974
Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Administração, promovido pelo Diretório Acadêmico da EAUFBA.
1979
1979
Comemoração dos 20 anos da EAUFBA.
1980
1980
Início da elaboração de projeto do curso de Mestrado em Administração.
1983
1983
Início do curso de Mestrado em Administração.
1986
1986
Fundação do Diretório Acadêmico dos estudantes do curso de Secretariado Executivo. Colóquio Internacional sobre Poder Local.
1988
1988
II Colóquio Internacional sobre Poder Local.
1989
1989
Fundação da Empresa JR. ADM UFBA.
1990
1990
O programa Mestrado em Administração recebe conceito máximo da área de Administração pela CAPES. III Colóquio Internacional sobre Poder Local.
1992
1992
IV Colóquio Internacional sobre Poder Local.
1993
1993
Fundação do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA). Fundação do Núcleo de Extensão em Administração (NEA). Diretor da EAUFBA: Professor Reginaldo Souza Santos. Fundação da Revista Organizações & Sociedade (O&S). Fundação do Núcleo de Apoio Acadêmico Profissional do Estudante (NAAPE).
1994
1994
V Colóquio Internacional sobre Poder Local.
1995
1995
Início do curso de Doutorado em Administração.
1996
1996
Início do curso de Mestrado Profissional em Administração. Diretor da EAUFBA: Professor Osvaldo Barreto Filho.
1999
1999
Renovação curricular do curso de Secretariado Executivo. Comemoração dos 40 anos da EAUFBA. VIII Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Poder Local e Internacionalização: Desenvolvimento (re)configurações organizacionais e estratégias de gestão)
2000
2000
Renovação curricular do curso de Graduação em Administração.
2001
2001
Projeto BANSOL de finanças solidárias que concede crédito aos empreendimentos coletivos populares. Este projeto conquistou o Prêmio FENEAD – Federação Nacional dos Estudantes de Administração.
2002
2002
Fundação do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS), com o apoio do MCTI, FINEP, CNPq, PNUD, UNOCEF e Fundação Avina. Primeiros cursos de extensão direcionado a organizações e movimentos sociais, dentro do programa “ONG Forte”.
2003
2003
IX Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Gestão XXI, Gestão Social e Gestão do Desenvolvimento).
2004
2004
Fundação do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (PROGESP).
2005
2005
Fundação da Executiva Júnior. Fundação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES). Fundação do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS), com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Primeiro curso de especialização em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, com residência social em diversos estados brasileiros.
2006
2006
Início do curso de Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social. X Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).
2007
2007
Início da Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial (MSA, em ensino à distância), em parceria com o Banco do Brasil.
2008
2008
Renovação curricular do curso de Secretariado Executivo.
2009
2009
Início do curso de Graduação Tecnológica em Gestão Social. Comemoração dos 50 anos da EAUFBA. Diretor da EAUFBA: Professor Reginaldo Souza Santos. XI Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).
2010
2010
Renovação curricular do curso de Graduação em Administração.
2012
2012
Fundação da Revista Interdisciplinar de Gestão Social (RIGS). Diretor da EAUFBA: Professor Francisco Teixeira. XII Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).
2014
2014
Inauguração do Laboratório de Inovação e Tecnologias Sociais (LABOR).
2016
2016
Diretor da EAUFBA: Professor Horácio Nelson Hastenreiter Filho.
2017
2017
Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial – Parceria Governo do Estado da Bahia e CIAGS.
2018
2018
Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial – Parceria Caixa Econômica Federal e CIAGS.
2019
2019
Comemoração dos 60 anos da EAUFBA.