History

Since its birth in 1959, EAUFBA has been engaged in training administrators for the public and private sectors, in addition to educating citizens who are aware of and engaged in the transformation of society.

EAUFBA was one of the partner institutions of the first international cooperation agreements that enabled the training of teachers to leverage the field of Management in Brazil. Since the late 1950s, EAUFBA has been a pioneer in national development in terms of teaching, research and continuing education. It has always sought to be relevant to society, innovate in its academic proposals and understand the specificities of local organizations and powers.

Throughout its history, it has become an institution of excellence in the context of the Brazilian Academy of Management. In particular, it plays a strategic role in university education for the North and Northeast regions of Brazil.

Linha do Tempo

1959

Fundação da EAUFBA, pelo reitor Edgard Santos, com o propósito de formar profissionais para administrar indústrias e órgãos públicos. Realização do primeiro vestibular para seleção da primeira turma de estudantes da EAUFBA.

1960

Início das aulas do curso de Graduação em Administração de Empresas e Administração Pública na EAUFBA. Parceria com a Michigan State University e University of Southern California (EUA), dentro do programa de cooperação estabelecido entre a USAID (instituto americano de auxílio internacional), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundacão Getúlio Vargas. Formação de mestres por essas universidades para ocupar posição de destaque na EAUFBA.

1961

Primeiro diretor da EAUFBA: Professor Oldegar Franco Vieira. (FOTO)

1962

Formalização da fundação da EAUFBA. Primeiro curso de extensão em administração de empresas, coordenado por Older Cruz, Admon Ganem e Adelmar Linhares. Primeiro curso de extensão em administração pública, coordenado por João Eurico Motta, no intuito de apoiar a reforma administrativa da região Nordeste.

1963

Fundação do Instituto de Serviço Público (ISP), como organização voltado para a atividade de extensão.

1964

Inicia o envolvimento da EAUFBA com a implantação da reforma administrativa na Bahia e em outros estados do Norte e Nordestes, com o apoio da SUDENE e USADI. Aprovação do Regimento Interno da EAUFBA.

1965

Criação do Instituto de Serviço Público (ISP) e do Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (IADE).

1967

Nomeação do Professor José Osório Reis como segundo diretor da EAUFBA. Lançamento da Revista Diretrizes, primeira revista da EAUFBA.

1968

Realização do IV Congresso Nacional de Estudantes de Administração na EAUFBA.

1970

Início do curso de Secretariado Executivo.

1972

Instalação da EAUFBA em seu prédio atual, no Vale do Canela. Diretor da EAUFBA: Professor João Eurico da Matta.

1974

Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Administração, promovido pelo Diretório Acadêmico da EAUFBA.

1979

Comemoração dos 20 anos da EAUFBA.

1980

Início da elaboração de projeto do curso de Mestrado em Administração.

1983

Início do curso de Mestrado em Administração.

1986

Fundação do Diretório Acadêmico dos estudantes do curso de Secretariado Executivo. Colóquio Internacional sobre Poder Local.

1988

II Colóquio Internacional sobre Poder Local.

1989

Fundação da Empresa JR. ADM UFBA.

1990

O programa Mestrado em Administração recebe conceito máximo da área de Administração pela CAPES. III Colóquio Internacional sobre Poder Local.

1992

IV Colóquio Internacional sobre Poder Local.

1993

Fundação do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA). Fundação do Núcleo de Extensão em Administração (NEA). Diretor da EAUFBA: Professor Reginaldo Souza Santos. Fundação da Revista Organizações & Sociedade (O&S). Fundação do Núcleo de Apoio Acadêmico Profissional do Estudante (NAAPE).

1994

V Colóquio Internacional sobre Poder Local.

1995

Início do curso de Doutorado em Administração.

1996

Início do curso de Mestrado Profissional em Administração. Diretor da EAUFBA: Professor Osvaldo Barreto Filho.

1999

Renovação curricular do curso de Secretariado Executivo. Comemoração dos 40 anos da EAUFBA. VIII Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Poder Local e Internacionalização: Desenvolvimento (re)configurações organizacionais e  estratégias de gestão)

2000

Renovação curricular do curso de Graduação em Administração.

2001

Projeto BANSOL de finanças solidárias que concede crédito aos empreendimentos coletivos populares. Este projeto conquistou o Prêmio FENEAD – Federação Nacional dos Estudantes de Administração.

2002

Fundação do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS), com o apoio do MCTI, FINEP, CNPq, PNUD, UNOCEF e Fundação Avina. Primeiros cursos de extensão direcionado a organizações e movimentos sociais, dentro do programa “ONG Forte”.

2003

IX Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Gestão XXI, Gestão Social e Gestão do Desenvolvimento).

2004

Fundação do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (PROGESP).

2005

Fundação da Executiva Júnior. Fundação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES). Fundação do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS), com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Primeiro curso de especialização em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, com residência social em diversos estados brasileiros.

2006

Início do curso de Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social. X Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).

2007

Início da Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial (MSA, em ensino à distância), em parceria com o Banco do Brasil.

2008

Renovação curricular do curso de Secretariado Executivo.

2009

Início do curso de Graduação Tecnológica em Gestão Social. Comemoração dos 50 anos da EAUFBA. Diretor da EAUFBA: Professor Reginaldo Souza Santos. XI Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).

2010

Renovação curricular do curso de Graduação em Administração.

2012

Fundação da Revista Interdisciplinar de Gestão Social (RIGS). Diretor da EAUFBA: Professor Francisco Teixeira. XII Colóquio Internacional sobre Poder Local (Tema: Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios).

2014

Inauguração do Laboratório de Inovação e Tecnologias Sociais (LABOR).

2016

Diretor da EAUFBA: Professor Horácio Nelson Hastenreiter Filho.

2017

Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial – Parceria Governo do Estado da Bahia e CIAGS.

2018

Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento Territorial – Parceria Caixa Econômica Federal e CIAGS.

2019

Comemoração dos 60 anos da EAUFBA.